O Dia Internacional do Consumidor se relaciona com os direitos do consumidor e não com ações promocionais.

Recomendo aproveitar a data para propor uma reflexão sobre relacionamento com os clientes. Para ajudar, deixo abaixo algumas perguntas deste desafio:

  • Existe na empresa algum programa de relacionamento com clientes?
  • Os clientes que já compraram da empresa possuem algum diferencial na recompra?
  • Como é identificada a satisfação do cliente?
  • Os dados de pesquisa de satisfação são analisados para aplicar melhorias?
  • Como é verificada a qualidade do serviço de atendimento ao cliente?

Sendo assim, auto reflexão pode ser um instrumento para ajudar as empresas a repensarem a relação com os clientes.

Pensando nisto, separei alguns links de artigos complementares desta reflexão sobre o atendimento ao cliente:

Entretanto, no mundo do empreendedorismo utiliza muito desta data para ações promocionais, apesar de não ser este o enfoque da data.

Segundo pesquisa divulgada pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre. O destaque é para ofertas de pacotes de produtos com valores mais baixos e para descontos progressivos.

Do outro lado os consumidores sabedores da data comemorativa aguardam esta data para aproveitar os descontos nos itens de casa, móveis e decoração, além de alimentos e bebidas.

A pesquisa, realizada com 9.879 pequenas e médias empresas, entre os dias 24 de janeiro a 06 de fevereiro de 2023, mostra que descontos especiais, como leve dois e pague um, também fazem parte dos planos deles quase que na mesma proporção que a ampliação de meios de pagamentos. Confira mais dados no link.

Concluindo: aqui Ello Consultores, nós valorizamos o relacionamento constante com nossos clientes e incentivamos essa prática em nossos clientes atendidos. Conheça nossos serviços nesta área por meio deste link.

Agende uma consulta para conversar mais sobre este tema.,


Eliane Bastos
Consultora de Marketing