O Dia Internacional do Consumidor se relaciona com os direitos do consumidor e não com ações promocionais.
Recomendo aproveitar a data para propor uma reflexão sobre relacionamento com os clientes. Para ajudar, deixo abaixo algumas perguntas deste desafio:
- Existe na empresa algum programa de relacionamento com clientes?
- Os clientes que já compraram da empresa possuem algum diferencial na recompra?
- Como é identificada a satisfação do cliente?
- Os dados de pesquisa de satisfação são analisados para aplicar melhorias?
- Como é verificada a qualidade do serviço de atendimento ao cliente?
Sendo assim, auto reflexão pode ser um instrumento para ajudar as empresas a repensarem a relação com os clientes.
Pensando nisto, separei alguns links de artigos complementares desta reflexão sobre o atendimento ao cliente:
Entretanto, no mundo do empreendedorismo utiliza muito desta data para ações promocionais, apesar de não ser este o enfoque da data.
Segundo pesquisa divulgada pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre. O destaque é para ofertas de pacotes de produtos com valores mais baixos e para descontos progressivos.
Do outro lado os consumidores sabedores da data comemorativa aguardam esta data para aproveitar os descontos nos itens de casa, móveis e decoração, além de alimentos e bebidas.
A pesquisa, realizada com 9.879 pequenas e médias empresas, entre os dias 24 de janeiro a 06 de fevereiro de 2023, mostra que descontos especiais, como leve dois e pague um, também fazem parte dos planos deles quase que na mesma proporção que a ampliação de meios de pagamentos. Confira mais dados no link.
Concluindo: aqui Ello Consultores, nós valorizamos o relacionamento constante com nossos clientes e incentivamos essa prática em nossos clientes atendidos. Conheça nossos serviços nesta área por meio deste link.
Agende uma consulta para conversar mais sobre este tema.,
Eliane Bastos
Consultora de Marketing