As áreas de Marketing e Vendas não se rivalizam, mas trabalham em parceria!
E uma não deve ser subordinada a outra. Tenho visto o marketing em pequenas e médias empresas do setor industrial estar incorporado e subordinado a gerência comercial. E creio que esta estrutura não é ideal.  

Creio na premissa:  cliente é o rei!  E este pensamento é determinante para buscar seu encantamento e por consequência o retorno a compra, uma vez que o cliente só se encantará com um produto e serviço que lhe satisfaça.
Por isto, acredito que a função do marketing vai além do atendimento da área de vendas que é imediatista, em função da sua natureza. O marketing deve entregar para vendas o cliente pronto e isto somente ocorrerá se o houver liberdade de interferir no produto, no serviço, no pós-vendas, no atendimento, na marca, enfim em todo o composto que promove e finaliza a venda.

Abaixo, disponibilizo meu podcast onde detalho um pouco mais sobre como penso o marketing nas organizações, e ao lado a palestra do professor Dado Schneider apresentado no Congresso Online Marketing e Vendas, que discorda deste formato, porém no final concordamos, que o Cliente é o Rei!
​​