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Começarei este artigo, com um depoimento: nesta semana foram seis reuniões com pessoas de São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e amanhã, mesmo com o anúncio da greve geral, com a paralisação dos principais meios de transportes urbanos, ainda tenho outros encontros para fechar novas parcerias. E isto, só é possível com as reuniões online! Mesmo adepta e incentivadora dos encontros presenciais, se não fosse à internet, jamais conseguiria tal proeza em tão pouco tempo.

Entretanto, nada é tão forte no atendimento ao cliente ou na assinatura de um contrato, que o contato pessoal, o aperto de mão, o olho no olho. Os eventos presenciais jamais serão substituídos! Porém o mundo é digital e não se pode ignorar sua relevância para fomentar contatos. Um mix do presencial e digital é fundamental no relacionamento entre as pessoas e empresas.

Um exemplo desse dinamismo na comunicação, no meu negócio: quando sou consultada a identificar a melhor feira de negócios que uma determinada empresa gostaria de participar. Para isto, primeiro ato é conhecer a empresa, seja consultando seu site, pesquisando na web sobre sua área de atuação e depois uma reunião para saber quais as suas expectativas. Daí sim, depois de um breve estudo, eu posso indicação a melhor feira a participar. A próxima etapa é ajudar a empresa no preparo da sua participação na feira, e novamente, recorro à web para fomentar a divulgação da empresa no evento escolhido. Já no evento, o que prevalece é o presencial: são as conversas, os apertos de mão, as trocas de cartões e experiências, são momentos  que ficam gravados na memória das pessoas.

Gosto de expor em meus cursos e palestras à ideia de que negócios são feitos por pessoas e para pessoas”. E nada mais sincero em um relacionamento de que a confiança estabelecida por um contato presencial.

Deixo aqui minha reflexão sobre o equilíbrio das comunicações empresarias. Em tempos de economia e sociedade instável, as empresas que possuem identidade na comunicação preservam sua imagem.


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Espero que estas informações sejam úteis em seu negócio. Em oito anos na consultoria de marketing, ajudei dezenas de empresas a implementar estratégias de lançamento de produtos, relacionamento com clientes, criação de conteúdo, participação em feiras, produção de seus próprios eventos e publicações, etc.

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