Conhecimento é uma das premissas para o bom andamento do marketing em qualquer negócio. Conte com bons indicadores, para ter boas decisões.

Neste artigo, Você terá a oportunidade de conhecer um método de coleta de informações que levará ao desenvolvimento de indicadores eficazes para a gestão do marketing.

Vamos lá,…

Você já ouviu falar da técnica do 5W2H?

Eu utilizo muito desse método ágil na gestão dos negócios que contam com minha consultoria. Acredito, que também, poderá te apoiar na elaboração dos indicadores da sua empresa.

A sigla 5W2H são letras emprestadas do inglês, conforme mostramos a seguir, para designar 7 perguntas chaves que norteiam o desenvolvimento de um plano estratégico, mas também, pode ser utilizado para elaborar seus indicadores.

  1. ➡️ What: o que deve ser feito?
  2. ➡️ Why: por que precisa ser realizado?
  3. ➡️ Who: quem deve fazer?
  4. ➡️ Where: onde será implementado?
  5. ➡️ When: quando deverá ser feito?
  6. ➡️ How: como será conduzido?
  7. ➡️ How much: quanto custará esse projeto?

Além disso, utilizando esta ferramenta haverá maior clareza sobre quais os passos necessários para atingir um objetivo, além de controlar cada ação, tática e tarefa de modo muito simples.

Para aprender mais sobre o tema, indicamos primeiramente que assista a primeira parte da aula Indicadores de Marketing que gravamos e está disponível no Youtube. Assista abaixo:

Indicadores de Marketing que impactam nos negócios

No marketing os indicadores evidenciam se as estratégias elaboradas e executadas geraram o resultado esperado.

Afinal, não se pode esperar um resultado, sem antes, de forma antecipada ter planejado as ações. Com isso é possível tomar a decisão correta, seja de continuar, parar ou reestruturar toda uma campanha de divulgação, por exemplo.

Acompanhe os 4 passos imprescindíveis que devem contar na elaboração dos indicadores do marketing da sua empresa.

1 Indicadores de Performance

  • KPI – Key Performance Indicator / Indicador Chave de Performance
  • ROI – Retorno sobre o Investimento

Indicamos aos profissionais de marketing ou vendas que lidam com as promoções da marca, que estabeleçam, antecipadamente, através de planejamentos as expectativas das ações a serem realizadas.

Não se pode analisar o retorno de uma estratégia, sem antes registrar suas expectativas.

Eliane Bastos

2. Indicadores do Marketing Digital

No site da empresa recomendamos utilizar o Google Analytics para ter acesso aos seguintes dados:

  • Visitantes
  • Páginas visitadas
  • Procedência
  • Perfil de navegação
  • Backlink
  • SERP

Conhecendo esses números é possível estabelecer a TAXA DE CONVERSÃO, ou seja, a quantidade de prospects/visitantes do site que se tornaram clientes da empresa.

Porém, para chegar com precisão nesses números é importante que as campanhas de publicidade digital (Google Ads, Facebook Ads, e outras plataformas) estejam corretamente configuradas para que seus números se apresentem no Google Analytics, assim é possível estabelecer uma correlação da expectativa com a realidade.

Dando seguimento, é importante analisar outros indicadores, como:

  • CPCCusto por Clique
  • CPLCusto por Lead
  • CTRTaxa de Cliques
    • Quantidade de pessoas que clicaram num anúncio x número de impressões (%)

Além das campanhas pagas, há outras estratégias digitais utilizadas por muitas empresas e cada uma delas possuem seus próprios indicadores, segue mais alguns para conhecimento:

  • Emailmarketing – Taxa de abertura / Taxa de cliques / Bounce / Spam
  • Mídias Sociais – Alcance / Engajamento / Seguidores
  • Blog – Pageviews / Usuários únicos
  • Eventos – Qtd visitantes / Qtd de leads / Qtd de conversão

3. Indicadores de Vendas

Agora, se ROI – resultado sobre o investimento – estiver correlacionado as vendas, então, também será preciso analisar dois indicadores de vendas para a tomada de decisão:

  • Tícket Médio – O valor médio de vendas (faturamento) / pela quantidade de cliente
  • Custo de Aquisição do Cliente : valor do investimento de marketing somado as vendas / número de novos clientes.

4. Resultado

Todo o trabalho do marketing é pautado na teoria do funil.

Eliane Bastos

FUNIL DO MARKETING

A boca do funil é o alcance, ou seja, é por onde a marca foi apresentada, seja pelas mídias sociais, sites, publicidade online, emailmarketing, publicidade em veículos de comunicação em massa, etc.. São as visualizações ou impressões da marca que impactaram o público almejado.

Na sequencia são os visitantes, ou seja, as pessoas que após verem sua marca, ou propaganda tomaram a ação de clicar no link, ou procurar pela empresa no Google.

Esta é uma etapa muito importante, pois a partir do momento que a pessoa tomou a ação de querer saber mais da sua mensagem, a página, o site em que foi direcionada, tem de estar totalmente bem feita e receptiva para não perder o visitante.

A terceira etapa é o início da colheita do bom trabalho realizado até aqui!

É o momento em que os visitantes preenchem o formulário de contato, se tornando um lead, um cliente potencial, um prospect para a área comercial iniciar seu trabalho.

E por fim, chega o momento tão esperado, aquele visitante do site que preencheu o formulário de contato e se tornou um cliente.

Com o marketing digital é possível um monitoramento de todo esse caminho, de ponta a ponta. Porém, as estratégias convencionais de vendas, como: feiras de negócios, programa de indicações, vendas de porta e porta, também seguem a mesma lógica, o mesmo funcionamento.

No canal do Youtube da consultoria temos uma aula completa (assista abaixo), com o passo a passo de como funcionam os Indicadores de marketing e as ferramentas digitais mais utilizadas, que sua empresa poderá contar para administrar esses números.

Fico por aqui, espero que tenha gostado deste artigo e que seja útil para seus negócios.

Aqui na Ello Consultores temos como lema:

Destravar, Desmistificar, Desamarrar os possíveis nós do marketing das empresas clientes.

Agende pelo formulário abaixo, uma consulta gratuita e vamos conversar em como podemos implantar os Indicadores de Marketing no seu negócio.

Eliane Bastos
Consultora de Marketing