Um plano que não deu certo pode até ficar no passado, mas não deve ser esquecido para não se repetir os erros. Nesse sentido, compartilho nesse artigo, com 3 dicas simples para repensar o planejamento estratégico do ponto de vista comercial.

  1. Identifique o valor percebido que seu produto/serviço gera ao público final.
    Assim, não é preciso destinar todos os esforços para as promoções.
  2. Pense em direcionar esforços para um nicho de mercado, assim seu produto fica mais acertado no direcionamento das estratégias de comunicação.

Em momentos de crise é melhor atingir públicos que sua empresa tem maior domínio, onde você é necessário, assim poderá ter maior rentabilidade naquilo que está sendo comercializado.

Liberte-se do passado e recomece da onde parou!

Eliane Bastos

A partir deste ponto, entra a 3a dica direcionada a reestruturar o Plano Comercial, e para isso, nada de muitos documentos, baseie seus planos respondendo as seguintes questões:

  1. Quais são seus cases de sucesso aplicados ao público selecionado?
  2. Por que seu cliente atual comprou de você?
  3. Você conhece os decisões e os influenciadores da compra?
  4. Quais são os principais problemas resolvidos pelo seu produto?
  5. Quais são as soluções que você oferta para atingir estes problemas?

Enfim, passamos pelo produtos/serviço, pelo planejamento de vendas, e o último passo é rever suas estratégias de comunicação para atender seu novo plano.

Se sua empresa passa por este momento convidamos a participar do Programa de Mentoria em Comunicação e Marketing para Empreendedores, lá ajudamos as empresas nesta construção de estratégia.

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Eliane Bastos
Consultora de Marketing