Aqui na Ello – divisão marketing – usamos muito o e-mail marketing para somar as ações de marketing digital de nossos clientes. Por isto estou sempre em busca de inovação.Gostei muito de uma nova estratégia que promete aumentar as taxas de abertura de e-mails em 5x!!! É o VÍDEO CHAMADO, são e-mails com chamada para um vídeo que explica melhor o conteúdo que ser passar. Acompanhe o artigo que dá altas dicas, clique aqui.

Para um E-MAIL-MARKETING ser bem sucedido é importante um planejamento. Seguindo algumas premissas:
1.   Conteúdo
2.   Lista
3.   Disparador
4.   Propagação
5.   Medir

Aumente a taxa de abertura de seu e-mail marketing, acompanhe o passo a passo

A função do e-mail marketing, assim como da mala-direta por correio no passado é a mesma: uma ação de propaganda e não venda! Para vender, será preciso mais do que um único e-mail, replicado diversas vezes, para uma lista de milhares de e-mails: é preciso conversão!

1.   Conteúdo

Para ter o e-mail lido é preciso ter um conteúdo de relevância para seu público-alvo (segmento, target, persona, etc.).  Somado a uma pauta (lista de temas) a serem abordados e uma periodicidade (mensal, quinzenal, semanal).

Seguindo esta orientação a empresa pode partir para ter seu canal próprio de comunicação, se tornando sua própria mídia, como um blog empresarial (leia a dica “Marcas viraram mídia“), ou ainda criando infoprodutos.

Conheça diferentes estratégias de conteúdo!

Outra estratégia de conteúdo, que não necessita em se tornar uma mídia, são as cartas de vendas: estratégia com foco de conversa direta, ou seja, enviar um conjunto de e-mails com objetivo de converter em vendas. Para isto é preciso que sua lista seja muito bem qualificada, o produto assertivo a lista, o preço ajustado à venda, enfim, é outro tema, tratado hoje no marketing como estratégia de Inbound Marketing.

Capriche na redação!
O texto persuasivo vulgarmente chamado de copy, tem como regra ouro fazer frases curtas. Funcionam melhor que as longas.
Em linhas gerais, isso se resume a uma orientação: quebre as frases com pontos — e não apenas com vírgulas.

2.   Lista

Um dos maiores ativos das organizações é sua base de dados, a qual deve ser preservada e constantemente atualizada. Além dos clientes atuais e prospects a empresa pode ampliar sua lista abrindo um canal próprio de comunicação, como já dito anteriormente.

Agora, se sua empresa não tem esta pretensão de ser mídia e gostaria de enviar e-mails marketing, para divulgar alguma ação pontual, com a promoção de um evento, um lançamento, ou a participação em uma feira de negócios, uma sugestão é adquirir ou alugar listas de e-mails qualificados, através de agências de comunicação especializada no tema. Um exemplo de mídia própria é o portal Feiras Industriais o qual dispões de planos de publicidade com direito a disparo de newsletter aos seus assinantes [empresas do setor industrial].

3.   Disparador

Sistemas de disparo de e-mail marketing há vários nacionais e internacionais, muito bons e com grandes chances de ter altas taxas de abertura, desde que respeitado as regras acima. Posso recomendar alguns muito bons, que já testei e outros que utilizo.  O importante é contar com uma empresa que tenha um alto índice de entregabilidade e com política anti-spam clara e definida.

4.   Repercussão

Contar com as redes sociais para repercutir seu conteúdo e ampliar sua lista é outra estratégia para acertar ainda mais a eficácia de seu e-mail marketing principalmente para ganhar mais visibilidade.

O envio de newsletters que direcionam as estratégias específicas para o Facebook motiva o cliente a compartilhar essa informação, aumentando a exposição de sua marca na rede.

5.   Medir

Enviar e-mails passou a ser um processo contínuo, então é preciso medir e criar indicadores é fundamental, tendo como premissa: quem/quando – recebeu – abriu – leu; depois o que leu e por fim se gerou ação do contato com a empresa: curtindo, compartilhando, comentando o conteúdo até o preenchimento do formulário de contato.

Espero ter contribuído! Precisando de ajuda para definir o tipo de conteúdo, dicas de disparadores, formatos de cartas de vendas ou formatar um relatório de indicadores: agende uma consultoria online comigo.

Basta preencher o formulário ao lado!

Eliane Bastos
Consultora de Marketing