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A estratégia do sucesso de hoje com certeza não será a mesma de amanhã!

A Covid-19 provocou mundialmente a redução do crescimento econômico, chegando a parar alguns setores. A sociedade confinada forçosamente em suas casas, agora aprendem novas formas de consumo e comunicação, as empresas serão obrigadas em um curtíssimo período de tempo se adaptar.

Agora o momento é de muita serenidade para tomada duras de decisões, será preciso refazer as contas, os investimentos, as receitas e despesas.

Pensando em marketing, o que fazer?
Pesquisei o que as empresas estão fazendo e acredito que estes exemplos podem servir de insights para seus negócios.


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São 7 ideias do que as empresa podem fazer para enfrentar o período da pandemia por coronavírus, tendo como métrica o foco no cliente.

1. Solidaridade
Esta foi a atitude adotada por grandes marcas que podem contribuir financeiramente para o Sistema Único de Saúde (SUS), doando equipamentos de proteção ou dinheiro diretamente. Temos vários exemplos pelo país, por exemplo, o estado de São Paulo divulgou em 23 de março, a doação de  R$ 96 milhões de 28 empresas do setor privado.

2. Empatia com seus Colaboradores – centenas de empresas dispensaram seus funcionários para o trabalho homeoffice a fim de reduzir os riscos de contaminação de suas equipes. Confira aqui diferentes iniciativas.
com seus Clientes – pensar no próximo e de quebra atuar como um incentivador as regras de prevenção do novo vírus:
–  supermercados estão desinfetando seus carrinhos de compras a cada novo usuário;
–  instituições bancárias ampliaram datas de pagamento de seus empréstimos;
– diversas instituições de ensino e empresas ligadas a área de consultoria e treinamento estão disponibilizando conteúdos de qualidade,como cursos, gratuitos online;
– plataformas de streams estão liberando parte de seus conteúdos gratuitamente por um período pré-determinado
– companhias aéreas oferecem passagem gratuitas para profissionais da saúde ajudarem no combate do covid-19.
– plataformas online de serviços ofertam gratuidade nos primeiros meses da assinatura.
– governos adiam o pagamento de tributos, como as parcelas do Simples e o depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

3. Marcas Grandes marcas trabalharam para atualizar o desing de seus logotipos se tornando um diferencial neste período:

  • Mercado Livre o logo são duas mãos dadas para agora dois cotovelos se tocando.
  • McDonald´s distanciou os dois arcos dourados que representam a letra M.
  • A rede de pizzaria delivery Domino´s acresce uma chaminé em seus dados para incentivar as pessoas ficarem em casa.

Este é um momento sensível e pode gerar oportunidades, como contribuir com os bancos de alimentos, ajudar os idosos em suas compras, promover boas ações com o marketing social para coligar a marca da sua empresa nesta causa.
Confira mais exemplos no artigo – O Que as Marcas estão fazendo na Crise do Coronavírus

4. Comunicação A comunicação online nunca foi tão importante, diversas plataformas estão disponíveis, temos aqui no blog Marketerapia vários exemplos de chats dos mais simples aos mais robustos integrados com o WhatsApp e CRM, como alternativa para manter ativa a equipe comercial e os visitantes do site da empresa.
Leia também – Plataformas De Atendimento Online
Lembre-se: as pessoas estão online! Caso sua empresa ainda não investiu em plataformas de atendimento e venda online – esta é a hora -!

Outra recomendação : não deixe de se conectar com seus clientes pelas redes sociais durante este momento crítico. As pessoas estão trancadas em suas casas com filhos e familiares, não terão por um tempo, mais vida social externa de visitar parentes, comer em restaurantes, fazer compras no shopping, passear no parque, se exercitar nas academias, etc. As comunicações online se intensificaram virtualmente, ampliando em muito o tempo das pessoas nas redes sociais e sua empresa, não pode ficar neste momento em silêncio.

5. Marketing Digital Continuar investindo de marketing, pricipalmente nas soluções digitais, uma vez que a demanda está reprimida, teremos um 2a semestre mais promissor, e as marcas que se mantiveram vivas durante este período de confinamento, certamente sairão na frente.
Pense em manter o site atualizado, continue seu investimento em conteúdo orgânico (SEO). Com milhares de pessoas acessando a web, o nível de concorrência nas empresas provavelmente aumentará no futuro próximo, é preciso se manter competitivo com sua estratégia de marketing digital para ajudar seu site a ter uma classificação mais alta dos concorrentes ativos.

6. Marketing Promocional Acredito que circunstâncias únicas oferecem oportunidades para uma oferta especial!
Durante esse período de tempo incerto, você tem a oportunidade de mostrar suporte para sua base de clientes oferecendo descontos especiais que manterão sua receita fluindo. Identifique no seu portfólio produtos e serviços que possam ser ajustados a esta nova realidade temporária e crie uma oferta especial. Muitas pessoas estão navegando na internet em casa, procurando descontos para economizar dinheiro durante um período de agitação. É uma ótima maneira de interagir com seus clientes e manter um fluxo constante de receita que manterá suas portas abertas. Você pode enviar suas ofertas especiais por meio de publicidade online ou redes sociais.

7. Marketing Presencial Eu sei, ainda não é hora! Este período de confinamento servirá para um preparo excepcional da sua empresa em feiras e eventos. Se sua empresa é expositora e a feira foi adiada, aproveite para pensar novas estratégias de divulgação do seu estande, ajuste suas ofertas e acompanhe os novo calendário das feiras. O portal Feiras Industriais mantém semanalmente a divulgação das novas datas de feiras.

Lembre-se que esta estratégia é a longo prazo, o surto do coronavírus deve desaparecer (como já ocorre na China) depois de alguns meses. A normalidade dever retornar e os hábitos de consumo devem ser estabilizados em alguns meses após o fim do surto.  Não deixe sua empresa parada neste momento. O reaquecimento da economia, mesmo que devagar,  virá no 2º semestre, não espere até lá para divulgar sua empresa.

Por fim, manter a mente saudável reduz o stress desse tenso período em que passamos. Agir com calma, pensar nas diferentes estratégias, estar atento as notícias, sem se contaminar com o pessimismo são alternativas para passarmos por mais este desafio com otimismo.

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Espero que essas informações sejam úteis em seu negócio. Se ficou com dúvidas ou com vontade de perguntar mais sobre o assunto, não exite em agendar uma consulta gratuita comigo!

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