Sua lista de e-mail é o ativo mais importante que você possui para aumentar suas vendas! .”

Antes de tudo, sua base de dados é a maneira mais confiável de coletar detalhes do contato de clientes.

Primeiramente, o controle de seus contatos é a forma mais eficaz de se comunicar sem ter que depender de terceiros. Contar apenas com o público das redes sociais, não é uma boa ideia. Porque você depende de um terceiro que não se pode controlar!

Os anúncios do Facebook e Instagram, além de ser uma forma eficaz de obter os endereços de e-mail de seus prospects, também permitem adicionar novos assinantes. Talvez esse novo público ainda não conheça suas publicações de forma orgânica.

Agora, confira abaixo o passo a passo de como combinar anúncios no Facebook com uma campanha de incentivo por e-mail, tendo como finalidade a captura e retenção de novos assinantes.

1o : Crie uma oferta para captura do e-mail

Sabe aquele ditado popular – “Não tem almoço grátis!” -, pois bem, nas campanhas publicitárias também não. Então, para conseguir o e-mail de contato de um prospect é fundamental, apresentar uma oferta que o atraia.

Nesse sentido, como sugestão de oferta, você poderá entregar infoprodutos. Os produtos digitais são distribuídos de forma gratuita ou paga na internet. No vídeo “Transforme seu conhecimento em Infoproduto” apresentamos diferentes ideias, clique aqui e conheça nossas sugestões.

2o : Leve o lead para seu site

De acordo com especialistas em marketing digital, toda campanha publicitária na internet deve direcionar o internauta para um site. Desta maneira, ter uma página específica e bem caprichada com as informações que motivem a pessoa a se tornar seu assinante é o ideal.

Esta página também chamada de landing page deve ser específica para a campanha de anúncio no Facebook.

Confira algumas sugestões para ter uma landing page de sucesso:
1. Use títulos e subtítulos simples e diretos.
2. Centralize o contato nesta página. Não desvie a atenção do prospect ofertando um link para que ele saia da página e fique navegando pelo site.
3. Recomenda-se um formulário curto. A ideia é da pouco trabalho ao prospect para ingressar na sua listagem. Em contrapartida, se sua oferta é totalmente relevante, tudo bem um formulário mais longo, salvo contrário, peça apenas os dados iniciais de contato.
4. Deixe claro sua oferta. Nada de fazer um anúncio falando de algo e na página ter outro conteúdo!
5. Vídeos ajudam muito! Inclua vídeos no sua landpage.
6. Apresente mais argumentos de conversão, como: provas sociais e senso de urgência.

3o : E-mails Sequenciais

Depois que o prospect efetivou o o cadastro, é importante enviar um e-mail de “boas-vindas” logo na sequência. E não parar por aí! Dê continuidade na conversa enviando para seu novo contato uma sequência de e-mails de conteúdo, também chamada de cartas de venda.

O ideal de uma campanha de e-mails sequenciais são de 3 a 4 e-mails, nesse meio tempo, o conteúdo levará o contato para a conversão de vendas. Esta estratégia também é conhecida como inbound marketing.

É importante ressaltar, que cada e-mail deve abrir um loop para o próximo e-mail aproximando assim, a próxima etapa na jornada do comprador.

Atente-se para não transformar sua campanha em envio indiscriminado de e-mail marketing, o que poderá ser configurado pelo mercado como spam.

4o : Saiba agora, como usar o anúncio no Facebook para captura de e-mails

Feita a configuração do site, finalmente é chegado o momento de criar sua campanha de vendas. Caso não queira construir uma landing page, o Facebook dispõe de um formulário simples de cadastro. Contudo, se fizer esta opção, saiba que deixará pouco espaço para apresentação da sua proposta, sem falar na dinâmica posterior que você terá para migrar os dados para o seu CRM.

Acima de tudo, você deve produzir anúncios atrativos que motivem seus contatos a se inscreverem na sua base de dados. Confira alguns requisitos:

  1. Fale com quem você quer falar! Nada de campanhas muito abrangentes. Então, direcione o anúncio para o público do seu interesse. No gerenciador do Facebook Ads é muito simples fazer este direcionamento, por meio de escolha de interesses do seu público, além de segmentar por localização, gênero e idade.
  2. Uma imagem vale mais que mil palavras! Lembre-se disso no momento de escolher a imagem que irá impactar seu público.
  3. E não deixe de fazer testes. Faça dois anúncios diferentes, e avalie depois de um determinado tempo, qual o mais adequado para seguir em frente na sua campanha.

5o: Instale o Pixel do Facebook

Se o potencial contato, ainda não se cadastrou na sua lista, mas entrou na sua página, é possível continuar enviando anúncios para ele. Isto é possível, por meio do pixel da campanha de anúncio que rastreia os visitantes da sua landing page.

6o Acompanhe o seu sucesso

Assim que seus anúncios estiverem sendo exibidos e começarem a gerar dados, você poderá monitorar seu desempenho e fazer as alterações necessárias.

Então, coloque na sua rotina o acompanhamento diário dos relatórios do gerenciador de anúncios.

Conclusão

Os anúncios do Facebook é uma forma muito eficaz de aumentar sua lista de e-mail, desde que você ofereça algo de valor ao seu público-alvo. Certifique-se de que seus anúncios e sua página de destino tenham um bom CTA (Call to Action) forte para persuadir o visitante a trocar seu endereço de e-mail pela sua oferta.

Temos mais um artigo sobre o tema: leia mais sobre e-mail marketing!

Em suma, aqui na ELLOMKT, agência de comunicação da Ello Consultores voltada para o mercado B2B, com grande expertise no segmento industrial. Trabalhamos em parceria com jornalistas, designs, publicitários de marketing digital que podem, em muito, contribuir na construção desta estratégia para sua empresa.

Quer levar seu negócio para o próximo nível?

Fale Conosco!