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A propaganda do McDonald’s veiculado ao lado do  Burger King no metrô paulista gerou um grande burburinho das redes sociais, já que as propagandas estavam com a mesma promoção, preço, chamada igual e design semelhante. Um verdadeiro “copy-cola” como disse o Burger King da concorrente, em sua postagem no Twitter. (ver mais)

Dias depois, foi a vez da 99Taxi e da Uber protagonizarem uma provocação. A primeira fez uma propaganda dizendo que seus motoristas fizeram 53 mil corridas ao prédio da Uber. (ver mais)

Este tipo de ação, não é novidade no mundo da propaganda. A meu ver não foi nada sem querer, foi tudo planejado!

Esses episódios, me fez refletir como lidamos com nossa concorrência.
Acompanhe abaixo o artigo sobre Como lidar com a a concorrência.


Primeiro passo é identificar sua posição no mercado. Siga as orientações de Philippe Kotler publicados no seu livro Administração do Marketing:

  • Líder de mercado: empresa com a maior quota de mercado que leva a concorrência a alterações do preço, introdução de novos produtos, cobertura de distribuição e gastos promocionais. 
  • Challenger de mercado (2º lugar): empresa runner-up que compete agressivamente com a líder de mercado para aumentar a sua quota de mercado.
  • Seguidor de mercado: empresa que deseja apenas manter a sua quota de mercado seguindo as estratégias da concorrência.
  • Nichado: empresa que aponta seus negócios para nichos de mercado que os concorrentes ignoram ou desconhecem.

 
Depois de saber o posicionamento da sua empresa é importante desenhar toda a estratégia comercial, mercadológica e de propaganda. Esta análise é parte do planejamento estratégico.


Acompanhe mais o tema – Análise de Mercado –
publicado aqui no blog em formato artigo ou se preferir em vídeo.


Mas as empresas devem estar preparadas para as concorrências leais e as desleais.
 
Como enfrentar o concorrente desleal
 
Os concorrentes desleais, ofertam produtos similares e até copiados, com qualidade inferior e ainda colocam uma marca com nome parecido com o da original, ou seja, a velha pirataria. Neste quesito, ainda tem as empresas que trabalham na ilegalidade, seja de imposto ou mão de obra precária, que por muitas vezes concorrem de igual por igual ao seu produto ou serviço.
Não se pode ignorar este tipo de concorrência se colocando na posição de vítima!
É preciso ser enérgico junto as entidades representativas que têm mais força com os órgãos fiscalizadores. Na parte da comunicação é importante enaltecer quem é a cópia e porque comprar o original faz toda a diferença.
 
Concorrência saudável
 
Em consonância ao mercado que trabalha corretamente, temos a concorrência saudável aonde os produtos e serviços são similares, mas o que irá trazer o diferencial para o consumidor tomar a decisão, entre um produto e outro são fatores como: promoção, preço, entrega, atendimento, publicidade, as atitudes da empresa frente sua responsabilidade social e ambiental e muitas vezes a diferenciação é o serviço que está agregado ao produto.

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Espero que essas informações sejam úteis em seu negócio. Se ficou com dúvidas ou com vontade de perguntar mais sobre o assunto, não exite em agendar uma consulta gratuita comigo!