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Em contato com diferentes planejamentos estratégicos, separamos algumas perguntas aplicadas em nossos clientes a fim de orientar a elaboração de planejamentos consistentes, dentro da realidade, sem fantasia e estabelecendo metas claras .
1a Etapa – Mundo dos Sonhos
· Onde desejo que minha empresa esteja daqui há 5 anos?
· Qual o melhor cenário que tenho que estar para atingir este objetivo.
· Sobre mim: o que eu quero para mim no próximo ano.
2ª Etapa – Olhando para seu retrovisor
· o que deu certo?
· qual o grande problema que a empresa passou este ano? (não vale colocar toda a culpa na crise)
· onde minha empresa vende mais?
o Por que compram de você.
· o por que não conseguimos vender para determinado cliente?
o No que eu não sou bom.
· quais os erros cometidos no atendimento que prejudicaram uma recompra pelo cliente?
· quais parceiros você pode chamar de amigo e quais você deve ficar longe?
· quais fatores emperram no lançamento de uma nova campanha comercial?
· quais fornecedores não estão cumprindo o combinado em preço – prazo?
· quais as principais vantagens do seu produto/serviço?
3ª Etapa – Acertando o ângulo
A) Visite o Google e busque pelos termos de busca que você acredita que seus prospects utilizam para chegar ao seu site. (utilize o pesquisador de palavra-chave) e veja quais resultados aparecem, veja se sua empresa está lá! – https://adwords.google.com/
B) Entre no site das empresas concorrentes e faça a comparação.
C) Com o Google Trends avalie como anda o comportamento de busca pelo seu produto/serviço e saiba como foi a demanda no último ano e a tendência de busca. – https://trends.google.com.br/trends/
4ª Etapa – Ampliando o olhar
seu público alvo será o mesmo no próximo ano?
quais as mudanças de compra/comportamento deste público.
quais tendências tecnológicas para seu mercado de atuação.
como a concorrência se comportou neste ano que impactou meus negócios.
Respondida estas questões, o próximo passo é analisar os pontos acima.
5ª Etapa – Reflexão
Preencha uma matriz SWOT usando as perguntas acima, apontando as fraquezas e fortalezas da sua empresa, cruze com as informações de mercado de necessidades e demandas, e faça mais apontamentos incluindo o estágio em que se encontram cada produto/serviço vendido pela sua empresa como a matriz BCG.
Agora é o momento final de pegar a luneta e mirar aonde quer chegar de forma segura para seus planos no próximo ano.
6ª Etapa – Metas
· Quais as grandes metas para o próximo ano: exemplo: investimento em equipamentos, ampliar espaço, contratar mais colaboradores, implantar sistema automático de vendas pela web, etc.. (faça uma planilha com no máximo 5 pontos e monitore mensalmente em % quanto foi feito mês a mês).
7ª Etapa – Estratégias
· O que você pretende fazer para alcançar suas metas.
o Para cada meta apontada identifique as ações necessárias para conseguir atingir a meta.
A partir daqui é só implantar e se comprometer de acompanhar. Sem acompanhamento todo o planejamento é inútil. Então imprima e preencha estas matrizes e cole na sua parede e mensalmente revisite-as analisando o que já foi feito e o status que cada meta se encontra. Se preciso realoque os prazos e vá em frente rumo aos seus objetivos.
Para que o processo seja certeiro, recomendo que conte com a ajuda de um especialista para implantar esta metodologia em sua empresa!
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De forma prática e conjunta com a equipe da empresa, o plano é aprendido e elaborado.