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Em contato com diferentes planejamentos estratégicos, separamos algumas perguntas aplicadas em nossos clientes a fim de orientar a elaboração de planejamentos consistentes, dentro da realidade, sem fantasia e estabelecendo metas claras  .

MENTORIA ONLINE – AGENDA 21 – . Confira!

1a Etapa – Mundo dos Sonhos

· Onde desejo que minha empresa esteja daqui há 5 anos?

· Qual o melhor cenário que tenho que estar para atingir este objetivo.

· Sobre mim: o que eu quero para mim no próximo ano.

2ª Etapa – Olhando para seu retrovisor

· o que deu certo?

· qual o grande problema que a empresa passou este ano? (não vale colocar toda a culpa na crise)

· onde minha empresa vende mais?

o Por que compram de você.

· o por que não conseguimos vender para determinado cliente?

o No que eu não sou bom.

· quais os erros cometidos no atendimento que prejudicaram uma recompra pelo cliente?

· quais parceiros você pode chamar de amigo e quais você deve ficar longe?

· quais fatores emperram no lançamento de uma nova campanha comercial?

· quais fornecedores não estão cumprindo o combinado em preço – prazo?

· quais as principais vantagens do seu produto/serviço?

3ª Etapa – Acertando o ângulo

A) Visite o Google e busque pelos termos de busca que você acredita que seus prospects utilizam para chegar ao seu site. (utilize o pesquisador de palavra-chave) e veja quais resultados aparecem, veja se sua empresa está lá! – https://adwords.google.com/

B) Entre no site das empresas concorrentes e faça a comparação.

C) Com o Google Trends avalie como anda o comportamento de busca pelo seu produto/serviço e saiba como foi a demanda no último ano e a tendência de busca. – https://trends.google.com.br/trends/

4ª Etapa – Ampliando o olhar

seu público alvo será o mesmo no próximo ano?
quais as mudanças de compra/comportamento deste público.
quais tendências tecnológicas para seu mercado de atuação.
como a concorrência se comportou neste ano que impactou meus negócios.

Respondida estas questões, o próximo passo é analisar os pontos acima.

5ª Etapa – Reflexão

Preencha uma matriz SWOT usando as perguntas acima, apontando as fraquezas e fortalezas da sua empresa, cruze com as informações de mercado de necessidades e demandas, e faça mais apontamentos incluindo o estágio em que se encontram cada produto/serviço vendido pela sua empresa como a matriz BCG.

Agora é o momento final de pegar a luneta e mirar aonde quer chegar de forma segura para seus planos no próximo ano.

6ª Etapa – Metas

· Quais as grandes metas para o próximo ano: exemplo: investimento em equipamentos, ampliar espaço, contratar mais colaboradores, implantar sistema automático de vendas pela web, etc.. (faça uma planilha com no máximo 5 pontos e monitore mensalmente em % quanto foi feito mês a mês).

7ª Etapa – Estratégias

· O que você pretende fazer para alcançar suas metas.

o Para cada meta apontada identifique as ações necessárias para conseguir atingir a meta.

A partir daqui é só implantar e se comprometer de acompanhar. Sem acompanhamento todo o planejamento é inútil. Então imprima e preencha estas matrizes e cole na sua parede e mensalmente revisite-as analisando o que já foi feito e o status que cada meta se encontra. Se preciso realoque os prazos e vá em frente rumo aos seus objetivos.

Para que o processo seja certeiro, recomendo que conte com a ajuda de um especialista para implantar esta metodologia em sua empresa!

Conheça nossa proposta de Curso-Consultoria Planejamento Estratégico.
De forma prática e conjunta com a equipe da empresa, o plano é aprendido e elaborado.

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