Um plano que não deu certo pode até ficar no passado, mas não deve ser esquecido para não se repetir os erros. Nesse sentido, compartilho nesse artigo, com 3 dicas simples para repensar o planejamento estratégico do ponto de vista comercial.
- Identifique o valor percebido que seu produto/serviço gera ao público final.
Assim, não é preciso destinar todos os esforços para as promoções. - Pense em direcionar esforços para um nicho de mercado, assim seu produto fica mais acertado no direcionamento das estratégias de comunicação.
Em momentos de crise é melhor atingir públicos que sua empresa tem maior domínio, onde você é necessário, assim poderá ter maior rentabilidade naquilo que está sendo comercializado.
Liberte-se do passado e recomece da onde parou!
Eliane Bastos
A partir deste ponto, entra a 3a dica direcionada a reestruturar o Plano Comercial, e para isso, nada de muitos documentos, baseie seus planos respondendo as seguintes questões:
- Quais são seus cases de sucesso aplicados ao público selecionado?
- Por que seu cliente atual comprou de você?
- Você conhece os decisões e os influenciadores da compra?
- Quais são os principais problemas resolvidos pelo seu produto?
- Quais são as soluções que você oferta para atingir estes problemas?
Enfim, passamos pelo produtos/serviço, pelo planejamento de vendas, e o último passo é rever suas estratégias de comunicação para atender seu novo plano.
Se sua empresa passa por este momento convidamos a participar do Programa de Mentoria em Comunicação e Marketing para Empreendedores, lá ajudamos as empresas nesta construção de estratégia.
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Eliane Bastos
Consultora de Marketing