Para um E-MAIL-MARKETING ser bem sucedido é importante um planejamento. Seguindo algumas premissas:
1. Conteúdo
2. Lista
3. Disparador
4. Propagação
5. Medir
Aumente a taxa de abertura de seu e-mail marketing, acompanhe o passo a passo
A função do e-mail marketing, assim como da mala-direta por correio no passado é a mesma: uma ação de propaganda e não venda! Para vender, será preciso mais do que um único e-mail, replicado diversas vezes, para uma lista de milhares de e-mails: é preciso conversão!
1. Conteúdo
Para ter o e-mail lido é preciso ter um conteúdo de relevância para seu público-alvo (segmento, target, persona, etc.). Somado a uma pauta (lista de temas) a serem abordados e uma periodicidade (mensal, quinzenal, semanal).
Seguindo esta orientação a empresa pode partir para ter seu canal próprio de comunicação, se tornando sua própria mídia, como um blog empresarial (leia a dica “Marcas viraram mídia“), ou ainda criando infoprodutos.
Conheça diferentes estratégias de conteúdo!
Outra estratégia de conteúdo, que não necessita em se tornar uma mídia, são as cartas de vendas: estratégia com foco de conversa direta, ou seja, enviar um conjunto de e-mails com objetivo de converter em vendas. Para isto é preciso que sua lista seja muito bem qualificada, o produto assertivo a lista, o preço ajustado à venda, enfim, é outro tema, tratado hoje no marketing como estratégia de Inbound Marketing.
Capriche na redação! O texto persuasivo vulgarmente chamado de copy, tem como regra ouro fazer frases curtas. Funcionam melhor que as longas.
Em linhas gerais, isso se resume a uma orientação: quebre as frases com pontos — e não apenas com vírgulas.
2. Lista
Um dos maiores ativos das organizações é sua base de dados, a qual deve ser preservada e constantemente atualizada. Além dos clientes atuais e prospects a empresa pode ampliar sua lista abrindo um canal próprio de comunicação, como já dito anteriormente.
Agora, se sua empresa não tem esta pretensão de ser mídia e gostaria de enviar e-mails marketing, para divulgar alguma ação pontual, com a promoção de um evento, um lançamento, ou a participação em uma feira de negócios, uma sugestão é adquirir ou alugar listas de e-mails qualificados, através de agências de comunicação especializada no tema. Um exemplo de mídia própria é o portal Feiras Industriais o qual dispões de planos de publicidade com direito a disparo de newsletter aos seus assinantes [empresas do setor industrial].
3. Disparador
Sistemas de disparo de e-mail marketing há vários nacionais e internacionais, muito bons e com grandes chances de ter altas taxas de abertura, desde que respeitado as regras acima. Posso recomendar alguns muito bons, que já testei e outros que utilizo. O importante é contar com uma empresa que tenha um alto índice de entregabilidade e com política anti-spam clara e definida.
4. Repercussão
Contar com as redes sociais para repercutir seu conteúdo e ampliar sua lista é outra estratégia para acertar ainda mais a eficácia de seu e-mail marketing principalmente para ganhar mais visibilidade.
O envio de newsletters que direcionam as estratégias específicas para o Facebook motiva o cliente a compartilhar essa informação, aumentando a exposição de sua marca na rede.
5. Medir
Enviar e-mails passou a ser um processo contínuo, então é preciso medir e criar indicadores é fundamental, tendo como premissa: quem/quando – recebeu – abriu – leu; depois o que leu e por fim se gerou ação do contato com a empresa: curtindo, compartilhando, comentando o conteúdo até o preenchimento do formulário de contato.
Espero ter contribuído! Precisando de ajuda para definir o tipo de conteúdo, dicas de disparadores, formatos de cartas de vendas ou formatar um relatório de indicadores: agende uma consultoria online comigo.
Basta preencher o formulário ao lado!
Eliane Bastos
Consultora de Marketing