Na era da informação a concorrência pela atenção é enorme. Se o conteúdo não for relevante, o público não se fixa!
O nível de interesse de cada pessoa é mandatório na elaboração do bom conteúdo. O impacto da mensagem é medido pelo engajamento do público com o que ele lê, engaja ou compartilha, demonstrando assim sua relevância.
E esta tarefa não é nada fácil para os produtores de conteúdo.
Muitas vezes a mensagem é consistente, visual bonito, bem escrita, postada no horário certo, com frequência, porém, não emociona quem está do outro lado: o público. Daí conhecê-lo é fundamental! Saber do que gosta, do que “curti”, do que o emociona, faz toda a diferença.
Por este motivo, gosto de dizer que estamos na “Era da Informação”.
Pense comigo, as redes sociais democratizaram as comunicações. Agora, todos podem expressar, mais livremente, suas ideias, ideais e propósitos. Antes, com a mídia impressa quem somente falava era os grandes porta vozes das instituições e empresas, ou mesmo líderes. Hoje, os micro influenciadores fazem uma grande diferença na comunicação das empresas.
Porém, a informação a ser transmitida, compartilhada, ou mesmo, a qual estiver em destaque no momento, pode ser positiva ou negativa ao negócio. É preciso saber como utilizá-la a favor da marca.
Meu conselho, é falar com o público sobre as verdades que a marca traz, sobre suas condutas, produtos e serviços. São nessas verdades que são construídas as estratégias de comunicação.
Transforme Informação em Sabedoria
Mas, se pode ir além. Se considerarmos que todo conhecimento nasce dos dados. E se esse dado for interessante, a mensagem irá emocionar o indivíduo, querendo se aprofundar e buscando mais informações.
A partir desse momento, os dados são transformados em conhecimento. Caminhando para o passo final, da sabedoria, caso o conhecimento seja incorporado e compartilhado. Esse é o caminho percorrido na pirâmide do conhecimento.
A evolução dos negócios e a informação
Acompanhe Workshop – Transformação Digital para Comunicações
Lá nos anos 60, os negócios miravam o produto, todo o foco da empresa era naquilo que ela produzia e vendia. Então, a comunicação mais utilizada era da propaganda e pouco se pensava no cliente, no usuário.
Depois os mercados evoluíram e passaram para “era dos serviços”, ampliando as formas de vendas e relacionamento com clientes, tendo com maior foco, a qualidade das entregas.
Até que chegamos na “era da informação”, onde o acesso através da internet e depois das redes sociais, libertou os cidadãos das amarras de ter poucas fontes de pesquisa para gerar seus conhecimentos.
E no meio de tanta informação, foi preciso uma organização, daí entra a revolução digital e agora, o foco é na “TRANSFORMAÇÃO DIGITAL”. Não basta apenas os dados, as informações é preciso de uma estrutura coerente para gerar conhecimento e partir daí tomar as decisões.
É preciso guiar o público, nesta jornada do conhecimento. Afinal, todos os dias, eles estão pesquisando suas necessidades nos sites buscadores, como Google, Youtube, ou rede social da sua preferência, e sendo influenciado pelas marcas nas redes sociais.
E sua empresa, onde está neste momento?
Analise se sua empresa está entregando somente dados, que não ajudam os seus clientes a tomar decisão, ou se, está entregando informações consistentes que geram conhecimento.
O público com o conhecimento da mensagem da sua empresa, ao ser impactado por uma oferta terá maior possibilidade do fechamento da compra.
Por isso, estamos aqui falando de gerar informações consistentes, amplas e diversas, assim as empresas terão todas as oportunidades para terem suas marcas expostas, reconhecidas e lembradas. Estes são alguns dos benefícios da era digital.
Por este motivo, o tema da Transformação Digital nas empresas deve ser uma pauta constante. Um dos primeiros passos é entender do comportamento social mais estudado na atualidade: a teoria do mundo VUCA.
Nele é tratado a questão da volatilidade, ou seja, vivemos em um ambiente incerto, onde tudo tem um talvez, tudo ocorre muito rápido e muda o tempo todo.
Observe que nesse mundo de incertezas, é fundamental as empresas se preocuparem com suas comunicações, seus posicionamentos, para que sua “fala” seja firme perante as dúvidas dos consumidores.
A mistura do virtual com o presencial tornou o mundo híbrido. Então, a comunicação das empresas, suas formas de vendas, seus produtos e serviços de algum modo, devem ser estruturados para atender esse novo comportamento social.
Pensem nisto! Te convido a vir comigo nesta jornada! Entre nesta experiência da transformação digital.
Eliane Bastos
Consultora de Marketing
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