Imagem

Definir, saber e praticar o PROPÓSITO da organização é imprescindível nos dias atuais, visto que nossa sociedade é cada vez mais exigente com a autenticidade das empresas.

Deixar o propósito esclarecido nas comunicações é um grande desafio. O que é mais comum de se ver, são as empresas deixarem claro: sua visão, missão e valores. Porém, o quanto que tais propósitos são realmente espelhados nos seus produtos, atendimento e comunicação?

Esta reflexão, muitas vezes é dolorosa, porém imprescindível. Uma vez, que estamos lidando com a reputação da empresa. A construção da reputação vai além da boa relação entre qualidade e preço dos produtos e serviços, passa também, pela responsabilidade social e ambiental. É todo um conjunto visto pelos públicos diretos, colaboradores, investidores, parceiros, de negócios, imprensa, enfim todos os stakeholders.

Agora, quando a empresa não tem esclarecido seu propósito, o desafio aumenta. Para construir este pensamento é necessário refletir sobre dois pontos de vista:
1. Sua empresa quer viver ou sobreviver?
2. Que falta sua empresa faria se não existisse.
As respostas destas perguntas levará a razão de existir da empresa. Lembrando sempre que o segredo do propósito não é definir onde se quer chegar, mas qual o caminho que irá ser percorrido para se alcançar o almejado.

Para facilitar o pensamento de como pode ser construído o propósito da empresa, deixo abaixo alguns exemplos:
– servir a humanidade: ética, legado
– fazer a diferença no mundo: colaboração, consciência ambiental
– razão de existir: valores compartilhados
– alto desempenho: performance
– relacionamento: satisfação do cliente
– estabilidade financeira: lucro, crescimento

Para ampliar as perguntas a fim de encontrar as respostas corretas pense que o “como fazer” são os valores e processos, “o que é feito” são os produtos e serviços e por fim “por que é feito” é o propósito.

Boas reflexões!



Espero que essas informações sejam úteis em seu negócio.
Quer conversar mais sobre este tema? Não hesite em agendar uma consulta gratuita comigo! Bons negócios ????