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Não há nada mais perigoso numa empresa do que as pessoas se deixarem apaixonar pelos seus produtos. Lembrem-se do Titanic? Lá tudo era moderno, perfeito e não resistiu uma única viagem. É a história de somente olhar para o próprio umbigo. Quando a empresa prefere colocar o foco exclusivamente no seu produto e não no seu cliente, poderá perdê-lo! Sem nem perceber que ele já tinha ido embora, há muito tempo.

Conhecer seu mercado, seu segmento, setor industrial, é primordial, não é nada de excepcional, mas sim a essência de qualquer negócio. Infelizmente, vemos muitas empresas usarem crendices, tradições, ou mesmo feelling para desenhar os desejos dos seus clientes, sem ao menos aplicar uma pesquisa que ateste tais suposições, podendo ter por consequência, erros que levam a custos muito maiores.

No livro Marketing Pleno de Francisco Alberto Madia, ele nos conta a história da invenção de um produto que achavam que era verdadeiro “ovo de Colombo”: tratava-se de um drink pronto. Bastava abrir a garrafa e despejar gelo e o drink já estava pronto para ser tomado. Milhares de unidades foram produzidas espalhadas em supermercados, mas para surpresa dos seus criadores, muito pouco foi vendido, pois eles ignoraram o fato de que as pessoas que tomavam drinkes em casa gostavam do ato do preparo, curtiam o momento. Certamente o que a empresa imaginava conhecer do mercado estava mais errado do que certo.

Uma das ferramentas do marketing para atacar este ponto é a Pesquisa de Mercado, clique aqui e saiba como realizamos este trabalho.

Espero que estas informações sejam úteis em seu negócio. Em oito anos na consultoria de marketing, ajudei dezenas de empresas a implementar estratégias de lançamento de produtos, relacionamento com clientes, criação de conteúdo, participação em feiras, produção de seus próprios eventos e publicações, etc.


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