Todo conteúdo parte de uma informação. A organização desta informação, o roteiro, é a chave do sucesso para os conteúdos de impacto.

Quando se desenvolve um conteúdo, para site ou blog com objetivo de fomentar as buscas no Google, ou mesmo, criar mais relacionamento pelas redes sociais, o objetivo é fornecer informações para motivar o público, os clientes a tomarem uma ação, seja de compra ou engajamento com o conteúdo.

Porém, antes da venda acontecer é preciso fornecer informações para motivar o público, os clientes a tomarem uma ação, seja de compra ou engajamento com o conteúdo.

Participe do webinar – “Aprenda a criar conteúdos que vendem!” – 11 de agosto de 2022 às 17h, online e ao vivo.

Criação de conteúdos

Para criar conteúdo que gera uma ação é preciso que primeiro desperte uma emoção. Para isto recomendo utilizar técnicas básicas de copywriting (redação publicitária) em qualquer peça de comunicação.

Uma destas regras é que toda comunicação deva responder 5 perguntinhas básicas:

  • O quê? (tema)
  • Para quem? (público)
  • Quando? (tempo)
  • Onde?
  • Porquê?

É importante ressaltar que esta regra serve para qualquer peça de comunicação, seja textos, posts para redes sociais, vídeos explicativos, apresentações comerciais, etc.

Do mesmo modo, a elaboração de um bom roteiro passa pelas etapas:

  • Oportunidade: são conteúdos que chamam a atenção, isso pode se dar, através da abordagem dos problemas, promessas ou benefícios
  • Conexão: parte do público pretendido começa a engajar com o conteúdo, o que significa que é preciso apresentar mais conteúdos que gerem conhecimento.
  • Confiança: quando o público já conhece os benefícios do produto, acompanha e engaja com o conteúdo recebido, ele entra na etapa da confiança e está muito mais perto de tomar a decisão de compra, neste momento é preciso apresentar conteúdos que fortaleçam a confiança na marca. Para isso, o ideal é investir em publicações de provas sociais, ou seja, de depoimentos favoráveis a marca.
  • Oferta: depois de trabalhar as etapas anteriores, o público está preparado para comprar, então é momento de apresentar uma oferta, com conteúdos que apresentem todas as vantagens, formas de pagamento, entrega, serviço pós-venda, etc. Enfim, os argumentos finais para fechar a venda.

Neste vídeo abaixo, falo da importância de organizar as informações que envolvem as vendas antes de construir conteúdos para sites, blog, redes sociais, propostas comerciais, apresentações, etc.

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A relação da comunicação e da venda

Toda comunicação corporativa que envolve a marca no final, tem por objetivo a venda dos produtos e serviços da empresa, sendo assim, é preciso construir um caminho, um storytelling (uma história que vende) para levar o cliente até a concretização da compra.

As histórias que vendem vai  além da propaganda, não resume a comunicação da empresa em somente falar daquilo que ela vende, mas sim, desenvolve um caminho de comunicação.

Muitas vezes, nas vendas entre empresas (B2B), por exemplo, este caminho leva muito tempo, sendo preciso desenvolver uma narrativa envolvente e coerente considerando a experiência e repertório do público.

Por exemplo, uma empresa de serviços tem como base de comunicação, o desenvolvimento de diferentes tipos de conteúdos que expliquem o passo a passo de como o é serviço prestado, sempre respeitando as diferentes etapas da jornada de compras do cliente, construindo assim, uma relação de confiança, até a efetivação da compra.

Não se pode comunicar sem uma estratégia traçada anteriormente.

Eliane Bastos

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Como desenvolvemos conteúdos que vendem

Por aqui na consultoria, orientamos todo o trabalho de marketing de conteúdo baseado na Pirâmide do Conhecimento: dados que geram informações consistentes, que levam o público a desenvolver conhecimento sobre o tema, até chegar ao ponto de ter a sabedoria para a tomada de decisão. Este tema foi apresentado no Workshop “Transformação Digital” que pode ser assistido em nosso canal no Youtube.

Venda Soluções

Para fechar o tema, te convido a acompanhar no vídeo abaixo mais orientações sobre conteúdos que vendem. Nele foi abordado uma das formas mais eficazes de realizar vendas, através da estratégia de construir conteúdos que vendem as soluções que os produtos e serviços atendem.

Acompanhe!

Eliane Bastos, Consultora de Marketing

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Leia também:

Estes temas são parte da nova Mentoria de Marketing com foco em Conteúdos que Vendem. Querendo saber mais e participar da próxima turma, basta preencher o formulário de interesse abaixo.