– Quando o concorrente é o inesperado –

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Conhecer e aplicar as metodologias de análise de mercado no cotidiano das empresas é tarefa de todos da organização. O marketing é o responsável por monitorar os stakeholders e ficar atento às tendências, a área de produtos analisa a concorrência, o RH acompanha o mercado para saber como reter os melhores talentos, etc.
Analisar os concorrentes diretos e indiretos é função básica das empresas. Mas o desafio mesmo está em olhar para fora do cotidiano e, assim, buscar novas tendências.

Tem um exemplo interessante que partiu de um nos nossos clientes, nos ajuda a refletir o tema: em um pequeno sítio no interior do Piauí, um sertanejo produtor de mandioca, sempre contava com seu jegue para levar a produção para o armazém da cidade. Precisando agilizar as entregas, ele trocou o jegue por um triciclo de carga, que além de ser mais rápido, também carrega mais peso e acaba por atender melhor às necessidades do homem rural.

Trazendo esta história para o mundo corporativo, podemos questionar: quem é o real concorrente da empresa? Aquele que atua no seu setor, na mesma categoria de produtos e serviços, ou seu concorrente é, na verdade, uma solução inovadora que fará algo muito melhor de uma forma ainda não implementada?

Quando avaliamos o mercado, temos sim, de olhar nossos concorrentes diretos, buscando seus pontos fortes e fracos. Porém, é imprescindível, ampliar a análise, olhando o mercado como um todo, buscando oportunidades e soluções. E para traçar as estratégias, aqui vale a pena aplicar o monitoramento da indústria.


Como fazer uma análise de mercado?

Acompanhar as tendências de mercado, e correlacionar o seu negócio ao futuro, é a melhor alternativa. Também é preciso adotar uma metodologia, o que facilita a condução desta tarefa. Segue algumas sugestões:

  • Acompanhar feiras de negócios e publicações especializadas.
  • Analisar o comportamento do site da empresa e de seus concorrentes diretos como forma de medir a eficácia da divulgação da empresa perante o Google.
  • Mapear e acompanhar os principais stakeholders da empresa, nas suas redes sociais, contribui para ficar atento às tendências.

Enfim, o importante é acompanhar seu mercado e abrir os olhos e ouvidos para o novo.

Como o marketing auxilia na análise de mercado

marketerapia.elloconsultores.com.br/curso.htmlA missão do marketing é ser o olhar externo, é conhecer e mapear as demandas do mercado e preparar a oferta que melhor se encaixa ao cliente. Enfim, é tornar a venda possível!Dentro desta premissa, o plano de marketing é a melhor ferramenta para implementar a análise de mercado.
O planejamento é construído com os gestores e CEOs da empresa contendo:

Além destes pontos primordiais recomendo a leitura do artigo “7 etapas para montar seu planejamento estratégico”.  E para que o processo seja certeiro, recomendo, também, que conte com a ajuda de um especialista para implantar esta metodologia em sua empresa!

Conheça nossa proposta de Curso-Consultoria Planejamento Estratégico, para ajudar nesta missão. De forma prática e conjunta com a equipe da empresa, o plano é aprendido e elaborado. 

Entre em contato  e solicite e me mande um e-mail para receber o modelo que usamos para construir um Planejamento Estratégico para Marketing. Assim você terá a oportunidade de conhecer um pouco do meu trabalho.

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Espero que estas informações sejam úteis em seu negócio. Em dez anos na consultoria de marketing, ajudei dezenas de empresas a implementar estratégias de lançamento de produtos, relacionamento com clientes, criação de conteúdo, participação em feiras, produção de seus próprios eventos e publicações, etc.

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