– Quando o concorrente é o inesperado –
Analisar os concorrentes diretos e indiretos é função básica das empresas. Mas o desafio mesmo está em olhar para fora do cotidiano e, assim, buscar novas tendências.
Tem um exemplo interessante que partiu de um nos nossos clientes, nos ajuda a refletir o tema: em um pequeno sítio no interior do Piauí, um sertanejo produtor de mandioca, sempre contava com seu jegue para levar a produção para o armazém da cidade. Precisando agilizar as entregas, ele trocou o jegue por um triciclo de carga, que além de ser mais rápido, também carrega mais peso e acaba por atender melhor às necessidades do homem rural.
Trazendo esta história para o mundo corporativo, podemos questionar: quem é o real concorrente da empresa? Aquele que atua no seu setor, na mesma categoria de produtos e serviços, ou seu concorrente é, na verdade, uma solução inovadora que fará algo muito melhor de uma forma ainda não implementada?
Quando avaliamos o mercado, temos sim, de olhar nossos concorrentes diretos, buscando seus pontos fortes e fracos. Porém, é imprescindível, ampliar a análise, olhando o mercado como um todo, buscando oportunidades e soluções. E para traçar as estratégias, aqui vale a pena aplicar o monitoramento da indústria.
Como fazer uma análise de mercado?
- Acompanhar feiras de negócios e publicações especializadas.
- Analisar o comportamento do site da empresa e de seus concorrentes diretos como forma de medir a eficácia da divulgação da empresa perante o Google.
- Mapear e acompanhar os principais stakeholders da empresa, nas suas redes sociais, contribui para ficar atento às tendências.
Enfim, o importante é acompanhar seu mercado e abrir os olhos e ouvidos para o novo.
Como o marketing auxilia na análise de mercado
O planejamento é construído com os gestores e CEOs da empresa contendo:
- Levantamento de mercado
- Análise da concorrência
- Mapeamento dos stakeholders
- Elaboração das Estratégias
Além destes pontos primordiais recomendo a leitura do artigo “7 etapas para montar seu planejamento estratégico”. E para que o processo seja certeiro, recomendo, também, que conte com a ajuda de um especialista para implantar esta metodologia em sua empresa!
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