Exponho neste artigo, diferentes meios de comunicação utilizados pelas marcas.
Existe diferentes formas de divulgar a marca de uma empresa – produto – serviço, o que permite maior mobilidade do orçamento de marketing nas organizações, além de possibilitar personalização da comunicação com diferentes públicos.
A consultoria em marketing tem esta função de pensar as estratégias de comunicação empresarial, mais adequadas a cada público da empresa ou produto e momento pela qual esta passa.
O primeiro passo é decidir por quais meios de comunicação a empresa irá divulgar seus conteúdos:
- Mídia de massa: TV – Rádio – Revista – Jornal
- Mídia segmentada: Revista – Blog – Portais na Internet de notícias – Publicações próprias
- Redes Sociais: Facebook – Twitter – Linkdin – Instagram – Pinterest
- Internet: Sites – Blogs – Sites de Busca – Newsletter – Email-marketing
- Eventos: próprios ou feiras de negócios
O conteúdo tem de estar no universo da marca, alinhado aos propósitos da organização, dentro do conjunto dos interesses e valores da empresa que possam convergir nas atividades sociais do grupo escolhido para ser alcançado pelo conteúdo.
Tipos de conteúdo que podem ser produzidos:
- Textos
- Fotos
- Infográficos
- Vídeo, Webinars
- Áudio/Música
- Cultura
- Ideia
- Obra
- Pensamento
- Situaçõe
- Fóruns…..
O conteúdo a ser produzido deve ter utilidade, relevância com isso o gera engajamento e pertinência. Se você produz conteúdo relevante para seu público ele passa a te enxergar como um especialista na área, assim transmite a confiança para sua marca.
Ou seja, a informação gera confiança e gera reconhecimento.
Concluindo: o marketing de conteúdo ajuda a transformar os potenciais clientes em clientes efetivos e despois em clientes fiéis..
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Eliane Bastos
Consultora de Marketing