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Exponho neste artigo, diferentes meios de comunicação utilizados pelas marcas.

Existe diferentes formas de divulgar a marca de uma empresa – produto – serviço, o que permite maior mobilidade do orçamento de marketing nas organizações, além de possibilitar personalização da comunicação com diferentes públicos.

A consultoria em marketing tem esta função de pensar as estratégias de comunicação empresarial, mais adequadas a cada público da empresa ou produto e momento pela qual esta passa.

O primeiro passo é decidir por quais meios de comunicação a empresa irá divulgar seus conteúdos:

  • Mídia de massa: TV – Rádio – Revista – Jornal
  • Mídia segmentada: Revista – Blog – Portais na Internet de notícias – Publicações próprias
  • Redes Sociais: Facebook – Twitter – Linkdin – Instagram – Pinterest
  • Internet: Sites – Blogs – Sites de Busca – Newsletter – Email-marketing
  • Eventos: próprios ou feiras de negócios

O conteúdo tem de estar no universo da marca, alinhado aos propósitos da organização, dentro do conjunto dos interesses e valores da empresa que possam convergir nas atividades sociais do grupo escolhido para ser alcançado pelo conteúdo.

Tipos de conteúdo que podem ser produzidos:

  • Textos
  • Fotos
  • Infográficos
  • Vídeo, Webinars
  • Áudio/Música
  • Cultura
  • Ideia
  • Obra
  • Pensamento
  • Situaçõe
  • Fóruns…..

O conteúdo a ser produzido deve ter utilidade, relevância com isso o gera engajamento e pertinência. Se você produz conteúdo relevante para seu público ele passa a te enxergar como um especialista na área, assim transmite a confiança para sua marca.

Ou seja, a informação gera confiança e gera reconhecimento.
Concluindo:  o marketing de conteúdo ajuda a transformar os potenciais clientes em clientes efetivos e despois em clientes fiéis.. 
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Eliane Bastos
Consultora de Marketing