A inteligência emocional desempenha um papel crucial para empreendedores. Um dos aspectos fundamentais é o autoconhecimento.
Quando nos conhecemos bem, entendemos nossos pontos fortes e fracos, bem como nosso estado emocional, seja positivo ou negativo. Esse conhecimento pode ser usado estrategicamente para agir em benefício de nossos negócios, especialmente no que diz respeito ao relacionamento com as pessoas.
Afinal, empreender envolve interações humanas. Quando temos consciência de nossos dias bons e ruins, das palavras que proferimos e dos pensamentos que nos inundam, podemos usar isso a nosso favor de forma estratégica.
Muitas vezes, o que dizemos em momentos de negatividade, ou palavras carregadas de emoções negativas, pode prejudicar o progresso de nossas ações nos negócios. Se, por exemplo, damos feedback a um cliente ou colaborador em um estado emocional negativo, podemos transmitir uma emoção que não reflete a verdade ou a informação que estamos tentando comunicar, pois está obscurecida por emoções negativas.
Ao aplicar estrategicamente o uso correto das palavras, especialmente ao fornecer feedback e se comunicar com os outros, você se torna uma pessoa melhor.
O uso consciente das palavras é um dos elementos-chave da comunicação eficaz e afetiva, o que, por sua vez, é um componente vital da inteligência emocional.
Por fim, vale a pena investir na comunicação empática para o benefício de seu negócio.
Consultora de Marketing