Inclua a busca por voz, nas suas estratégias de aumento de alcance do site

Geralmente, as pessoas escrevem bem diferente da forma como se fala. Os textos ganham mais atenção respeitando as regras gramaticais, a coesão, a coerência, e os argumentos, enfim a norma culta.

Já a língua falada é mais espontânea , acompanha o tom de voz para colocar a expressão deseja e conta com fatores regionais, culturais, profissionais, etc.

Estes dois aspectos devem são importantes no momento de elaborar o conteúdo para site e headlines nos posts das redes sociais.

No caso da pesquisa por voz, as pessoas estão em busca de informações e falam da mesma maneira que conversam entre amigos.

Por isso, na estratégia de conteúdo, lembre-se de usar termos mais simples, reproduzindo assim a fala humana, e de investir no uso de palavras-chave de cauda longa, aquelas que formam pequenas frases e simulam também o modo como nos comunicamos.

Veja na prática:

  • ao buscar uma receita de panqueca,
  • o usuário não falará – “receita de panqueca de queijo” – ,
  • mas sim “Como fazer uma panqueca de queijo?”.
  • este formato ajuda a trazer seu conteúdo para as primeiras buscas

Portanto, incluir as perguntas, simulando o jeito como as pessoas falam, contribui para melhor rankeamento nas páginas dos motores de busca.

Entenda como funciona o “Buscas por voz”

Em aplicativos de pesquisa de voz, e no próprio Google o foco não são o posicionamento de palavra-chave, mas sim, resolver questões e dúvidas dos usuários.

As buscas por assistentes de voz, se tornam cada vez mais forte seja nas buscas do Google ou nos aplicativos.

Voice Commerce

Há outras funcionalidades para esta tecnologia, como ser utilizada para responder por voz. Um exemplo é o app da pizzaria Dominus que utiliza voz da cantora Jojo Todinho.

Confira nesse vídeo esta ação de comunicação.

https://www.youtube.com/watch?v=m2zCRJGRTwI&feature=emb_logo.

Segundo estudos, a previsão é de que, até 2022, mais de 50% das famílias tenham um alto-falante inteligente, como a Google Assistente, do Google; a Alexa, da Amazon; e a Siri, da Apple.

Nesse cenário, o Voice Commerce – ou compras feitas  por meio da Pesquisa por Voz – é uma das grandes tendências para os próximos anos, podendo contribuir com um aumento de 30% do faturamento, na opinião da Gartner. (empresa de pesquisa).

Assim, adotá-la ou não pode ser decisivo para a competitividade e até para a sobrevivência do seu negócio no mercado.

Querendo conversar mais sobre o tema, ou ingressar em um grupo de mentoria para empreendedores, fale comigo!

Eliane Bastos