Agora, distinguir a marca da sua empresa da concorrência nem sempre é a preocupação das empresas. Muitas dão ênfase aos seus produtos e serviços e esquecem das suas marcas. Tudo deve ser muito bem combinado, aquilo que está se vendendo deve refletir o propósito da marca, ou seja a personalidade da empresa.
Este tema é bem detalhado no artigo de Antonio Carlos Soares da Endeavor publicado no blog da Runrun it. O autor expõe conceitos de marca (brand marketing) ditos por diferente especialistas de marketing.
Tal comportamento é mais comum nas grandes empresas, exemplo: o Banco Itaú abraçou a causa da acessibilidade, a Dove entendeu que é preciso estimular a autoestima feminina e assina uma campanha mundial reconhecendo a diversidade.
Mas o pequeno empresário, também deve se posicionar, defender algum ponto de vista que interfere em negócio, seja no campo social, ambiental, econômico, diversão, lazer, etc. Depois da causa escolhida, o próximo passo é criar conteúdo envolta do tema, como apoiar ONGs ou promover suas próprias ações sociais, isso tudo gera história para ser contada na publicidade.
Não na propaganda! Pensem nisto.
Marca também tem é design e seu propósito deve ser o centro da estratégia de negócio. Entenda mais deste tema na entrevista de Leandro Herrera fundador da startup Tera com Guilherme Neumann head de Design do Nubank publicado na site da Endeavor.
FICOU COM DÚVIDAS? COM VONTADE DE PERGUNTAR MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA CONSULTORIA ONLINE COMIGO.