Terceiro Setor

OBJETIVO

Dispor ao mercado de entidades relacionadas ao Terceiro Setor, um leque de atividades relacionados ao marketing e comunicação  voltados as necessidades desse segmento.

Nossa consultora Eliane Bastos, atua no terceiro setor há 14 anos. Foi gerente de marketing da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) e atualmente é consultora da FAPESP (Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado de SP).

Também atuou como : Editora-Chefe de revista e site e Promotora de Eventos.

 

MOTIVOS PARA IMPLANTAR UM SISTEMA DE MARKETING EM ENTIDADES DE CLASSE

 

 Captar recursos: aumentar a rentabilidade, otimizar o nível de arrecadação, reduzir os riscos e fortalecer o crescimento, criar serviços ou produtos.

 Fidelizar o quadro associativo: entender suas necessidades, estreitar o relacionamento, criar serviços.

 Ampliar o número de colaboradores e simpatizantes: rever a imagem institucional, as relações internas e externas; etc.

 

AÇÕES PROPOSTAS:

 

1. CLUBE DE VANTAGENS

Identificamos as necessidades dos doadores, colaboradores, sócios ou voluntários da instituição, após isto, é buscado no mercado empresas que possuem produtos e serviços com diferenciais para atender ao público da entidade e é formatado um programa de parcerias.

A ELLO Consultores já dispõe um portfólio de empresas predispostas a parceria com associações/sindicatos/federações sem fins lucrativos.

  • - Seguridade: vida, saúde, automóvel e imóvel;
  • - Turismo: operadoras, hotéis, clubes;
  • - Saúde: plano de saúde, odontológico, aparelhos auditivos, implante dentário, drogarias;
  • - Outros: instituição bancária e consórcio.

 

2. CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Identificamos as potencialidades da instituição, com isso, é desenvolvido um projeto com as possibilidades de captação de recursos, para:

  • - Implantação da área de serviços ou venda de produtos da própria entidade;
  • - Doações de pessoas físicas ou jurídicas;
  • - Campanhas de captação/retenção de associados/doadores;
  • - Patrocínios para a promoção de atividades específica;
  • - Verbas governamentais, de órgãos públicos, de organismos internacionais.


Depois disto é promovido o treinamento da equipe para a implantação do projeto.

 

3. EVENTOS E CURSOS

Estruturamos as áreas de eventos e cursos nas instituições que buscam a profissionalização destas atividades.

A metodologia do trabalho é conhecer a entidade, seus públicos, as necessidades do mercado e as expectativas da instituição.

Após esse diagnóstico é pontuado estrategicamente em conjunto com a equipe executiva da instituição quais as áreas/segmentos de interesse para a promoção de eventos e cursos. 

E por fim, é entregue um manual para execução das atividades, atendendo as particularidades da instituição.

 

4. SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO

Em qualquer instituição há vários públicos envolvidos na sua gestão e no relacionamento com a causa. Com isso, a tratativa com cada público deve se dar de forma personalizada, considerando que as pessoas são vitais para o desenvolvimento da instituição.

Neste ponto, o uso de diferentes ferramentas de comunicação torna-se indispensáveis para dialogar com esses públicos, como:

  • - Assessoria de imprensa;
  • - Publicação de um veículo de comunicação (boletim eletrônico, jornal, revista, informativo);
  • - Site;
  • - Vídeos;
  • - Marketing direto (mala-direta, telemarketing). 
 
SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO - IMPRENSA

O contato com a imprensa é muito importante para tornar a instituição conhecida, além de criar credibilidade com o público das atividades promovidas, também é uma importante ferramenta na captação de recursos.

A área de imprensa da instituição pode se dar de várias formas : assessoria de imprensa, publicação de um informativo, jornal, revista.

Recomenda-se um estudo do público que irá receber esse conteúdo, além da forma (eletrônico ou impresso) e as conseqüências destas ações, pois se deve avaliar se a instituição está preparada para receber a devolutiva da sociedade em chamadas telefônicas, pessoal, e-mail ou mesmo site.

Outro quesito é o acompanhamento das notícias publicadas, principalmente quando a mídia é espontânea pode ocorrer da publicação de mensagens de forma não desejada ou não condizente da postura institucional da instituição.

A Ello conta com experientes jornalistas para atividade de imprensa, somado a experiência da nossa equipe para gestão administrativa, financeira e comercial desta atividade.

 

SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO - IDENTIDADE VISUAL

A imagem da instituição está intrinsecamente ligada à causa defendida, a sua missão e visão. Posterior a essas etapas inicia o desenvolvimento ou aprimoramento da imagem visual e lingüística a ser adotada pela instituição.

Na ELLO o ID da instituição é seriamente e rigorosamente seguido.

Quando a instituição não tem todos os pontos do seu ID definido nosso trabalho consiste em desenvolver em conjunto com a instituição o que falta. Após a concepção entra o trabalho dos designers parceiros no desenvolvimento ou adaptação artística da logomarca, papelaria, cartões de visita, folhetos e portfólio institucional.

Em paralelo os jornalistas parceiros contribuem na construção do texto institucional da entidade.

 

Acesse nosso portfólio completo. SAIBA MAIS...

Agende uma visita para saber mais sobre nossa proposta. 

 

 

 

 

Fale com a ELLO
Empresa
Primeiro Nome*
Nome Completo*
E-mail*
Telefone*
Serviços Ello*
Descreva sua necessidade
You are here Marketing Terceiro Setor