Endomarketing

RH e Marketing trabalhando de mãos dadas

É da responsabilidade da área de Recursos Humanos a retenção dos talentos (colaboradores) e, do Marketing, a responsabilidade de retenção dos clientes.

Quando a organização volta seu olhar para as pessoas, para o humano, as estratégias de retenção se unem. Um funcionário motivado, valorizado e conhecedor da empresa, com acesso às informações, sem dúvida irá se relacionar com os clientes de forma mais positiva, proativa, na busca da satisfação desse cliente.
O marketing de relacionamento precisa desse perfil de colaborador para apoiar as estratégias de retenção e fidelização dos clientes. Já o RH precisa do apoio do marketing para promover suas estratégias de retenção dos colaboradores. De mãos dadas, essas duas áreas da empresa promovem a Comunicação Interna Assertiva, gerando a vantagem competitiva para a organização.
A Comunicação Interna é uma excelente parceria dessas duas áreas nas organizações. Feita de forma integrada e estratégica, mobiliza e informa os funcionários para obter o resultado desejado, é útil para transmitir novidades da empresa e ainda contribui para o processo de quebras de paradigmas, processos de fusões e aquisições, etc. Enfim, mobiliza e interage com os colaboradores para executarem um conjunto de tarefas propostas pela organização.

 

TRABALHOS REALIZADOS

  

• Jornal interno com 1200 exemplares, periodicidade mensal, distribuído aos funcionários e clientes da empresa. O objetivo é compartilhar informações com os colaboradores que trabalham externamente, além de promover campanhas motivacionais e educativas.

 

 

• Newsletter para funcionários enviado quinzenalmente. O objetivo é informar aos colaboradores internos e externos nível nacional das atividades da empresa.

You are here Marketing Endomarketing